“Uma taça de vinho depois da academia faz bem ao coração.” “O vinho tinto é mais saudável que o vinho branco.” "O vinho tinto ajuda a perder peso." "O vinho tinto faz bem à saúde."
Estes são alguns dos mitos mais comuns sobre beber vinho, especialmente vinho tinto.
Assumindo um consumo responsável e moderado, existem evidências científicas que afirmam que beber vinho de forma responsável, além do prazer e deleite que uma das bebidas mais antigas da humanidade nos oferece, traz alguns benefícios para a saúde. A seguir, veremos quais deles são verdadeiros e quais não são.
Uma taça de vinho tinto equivale a uma hora de academia
FALSO
Um estudo da Universidade de Alberta publicado em 2012, descobriu que o resveratrol, composto natural de algumas frutas, nozes e vinho tinto, pode melhorar o desempenho durante a prática de exercícios, além de melhorar as funções cardíacas e em pacientes com diabetes. Até mesmo o diretor do estudo, Dr. Jason Dyck, relatou que estava entusiasmado com o potencial de criar "pílulas de ginástica" à base de resveratrol, já que os resultados foram mais do que positivos... em ratos.
Para que o resveratrol do vinho tinto tivesse o mesmo efeito que uma hora na academia, você teria que beber até 1.000 garrafas por dia.”
Apesar do fato de que, devido ao impacto do estudo na mídia, a Universidade de Alberta emitiu um atualização e esclarecimento quanto à interpretação dos resultados, ainda é divulgado na mídia como verdadeiro.
Comments